sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Enfermeiro lançou 'site' para ajudar os pais

Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar do Alto Ave é uma das unidades periféricas que mais recém-nascidos receberam no ano passado a precisarem de cuidados especiais. Os bebés prematuros levaram Paulo Silva, enfermeiro do serviço de cuidados neonatais, a criar um site na Internet onde os pais contam as suas experiências.

Em www.serprematuro.com lêem-se relatos de sucesso e podem tirar-se dúvidas sobre a prematuridade, como as causas ou as sequelas. Partilhas importantes para outros pais que são confrontados com um nascimento antes de tempo e que traz desafios longe dos esperados durante uma gravidez.

"As famílias são grandes parceiras nesta causa. Ser pai e mãe antes do tempo previsto exige mecanismos adaptativos de ordem pessoal, familiar e social. O suporte aos pais, no qual estão envolvidos os médicos, enfermeiros, psicólogos, outros técnicos e outros pais, é fundamental. Em Portugal temos também uma associação de pais, a XXS - associação de apoio à prematuridade - que com a sua expansão irá ter um papel fundamental na vida de outras famílias", referiu Teresa Tomé.

Mas o pais destes bebés são também importantes para os médicos. "É bom termos os pais nas unidades de cuidados intensivos. Se tivermos um diálogo sincero e falarmos a verdade, os pais são uma força para o nosso trabalho. Percebem o nosso empenhamento e falarmos com eles ajuda-nos na nossa decisão", acrescentou Hercília Guimarães.

Fonte DN